dicas rmc
para um
bom trânsito

Estatísticas comprovam: mulheres são mais cautelosas no trânsito

No próximo domingo, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. E gostaríamos de prestar uma homenagem a todas as mulheres que, todos os dias, lutam por respeito e igualdade. E as estatísticas comprovam, ano após ano, que elas se envolvem em menos acidentes do que os homens quando estão no trânsito. Quando analisamos os sinistros pagos pela Seguradora Líder DPVAT em 2014, num total de 763.365 indenizações, vemos que 25% foram para mulheres e 75% para homens. No caso de morte, a diferença é ainda maior com 82% de vítimas pertencentes ao sexo masculino.
O menor risco associado à mulher ao volante, também pode ser verificado pelas estatísticas referentes ao condutor do veículo. No ano passado, apenas 10% das indenizações pagas foram para motoristas do sexo feminino, contra 57% para motoristas do sexo masculino.
Outros dados apontam que, em 2014, do total das indenizações pagas por morte e invalidez permanente, envolvendo mulheres, 39% eram motoristas, 20% pedestre e 41% passageiros, não tendo variação significativa em relação a 2013. Em relação ao tipo de veículo envolvido nos acidentes com mulheres, no mesmo período, 56% das mortes foram decorrentes de acidentes com automóveis e 73% dos casos de invalidez permanente, de acidentes com motocicletas, registrando, respectivamente, uma queda de 2 e um aumento de 4 pontos percentuais, se compararmos com o ano de 2013.
Embora a Região Sul concentre 14% da população feminina do país, o percentual de indenizações pagas envolvendo vítimas femininas, por morte, em 2014, foi de 18% e, para invalidez permanente, 16%. Já na Região Sudeste, no mesmo ano analisado, tanto o percentual de morte quanto o de invalidez, 37% e 26%, respectivamente, ficaram abaixo dos 43% de concentração de mulheres nesta Região.
Ainda que os homens estejam mais expostos aos riscos de acidentes de trânsito, tanto pelo aspecto das suas atividades profissionais ou por constituírem a maior parcela de condutores habilitados a conduzir veículos das mais variadas categorias (caminhões, ônibus, automóveis, vans, táxis e motocicletas), há que se considerar que a cautela, a atenção e a prudência das mulheres no trânsito podem ser apontadas como fatores importantes para o contraste nas estatísticas entre os acidentes envolvendo homens e mulheres.
Parabéns às mulheres pelo seu dia! Mas não vamos nos esquecer: todos somos responsáveis por promover a paz no trânsito. Que o respeito pela vida ldquo; de homens, mulheres e crianças ldquo; esteja mais presente nas ruas e estradas brasileiras.
Fonte: Equipe DPVAT

Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.