dicas rmc
para um
bom trânsito

Respeitar o limite da velocidade é evitar acidentes

A velocidade máxima de circulação de veículos nas estradas brasileiras é determinada a partir de estudos do orgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre o local. A análise leva em conta as características técnicas da via e as condiçõesdo tráfego, como o relevo, o volume de uso, se a pista é simples ou dupla, entre outros fatores.
Ainda que haja esse limite determinado, dirigir acima da velocidade permitida é uma das maiores causas de acidentes no Brasil. No Estado do Paraná, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 450 mil multas foram emitidas para motoristas que dirigiam acima da velocidade permitida. Em Goiânia (GO), do total de 499.320 infrações de trânsito cometidas no mesmo período, 67% (339.474) eram referentes ao abuso de velocidade.
Acidentes
Quanto maior a velocidade do veículo, maior será o tempo de reação do condutor e as chances de que acontecerá um acidente. Por exemplo, em uma situação em que um motociclista estivesse trafegando a 100 km/h, o tempo de reação poderia chegar até 14 minutos até o acionamento dos freios.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a probabilidade de uma pessoa sobreviver a um atropelamento torna-se ligeiramente mais baixa a partir de um impacto a 50 km/h. De acordo com o estudo, um aumento de 5% na velocidade média leva a um aumento de cerca de 10% das colisões com leses e de 20% nas colisões fatais.
Respeitar o limite de velocidade é respeitar a vida. Imprevistos acontecem e ter um tempo para reagir à uma situação adversa pode fazer toda a diferença.
Fazemos um convite para assistir ao vídeo interativo A História da Talia , que mostra os riscos de dirigir em velocidade. O vídeo, no qual você escolhe o final, já teve mais de 155 mil exibições.

Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.