Dormir é uma necessidade básica do organismo para recompor o desgaste gerado durante o dia. Infelizmente, o sono ao volante é uma das principais causas de acidentes nas estradas brasileiras. Por isso, é importante que todos os motoristas gerenciem o seu cansaço e horas de sono de forma responsável.
Antes de viajar ou de sair para trabalhar, no caso dos motoristas profissionais; planeje o trajeto e marque pontos de parada. Não exagere ao dirigir por longos períodos, principalmente à noite, pois o estado de sonolência diminui os reflexos do condutor facilitando a ocorrência de acidentes.
Veja mais algumas dicas para evitar o cansaço e o sono ao dirigir:
- Não sente ao volante com uma postura relaxada demais, pois facilita a chegada do sono;
- Procure descansar bastante nas horas anteriores à viagem, para já começar o trajeto bem disposto;
- Em estradas com muitas retas e com percurso monótono, procure movimentar os olhos, visualizando a todo o momento os retrovisores, os mostradores do painel e também outros instrumentos do veículo;
- Evite escutar músicas muito relaxantes, dê preferência àquelas mais rápidas.
- Deixe o interior do veículo ventilado e refrescante;
- Não consuma alimentos pesados demais antes ou durante a viagem;
- Jamais utilize medicamentos para forçar o seu organismo a ficar acordado. Respeite os seus limites para garantir a sua segurança.
Seja um motorista responsável. Se estiver cansado, pare e descanse. É um gesto simples que evitará que você coloque em risco a sua vida, dos passageiros, pedestres e dos demais motoristas. Lembre-se, uma piscada um pouco mais demorada pode custar uma vida.
Fonte: http://www.viverseguronotransito.com.br/