Não importa se você já é um motorista experiente ou se acabou de tirar sua habilitação, prestar a atenção na posição correta de segurar o volante é fundamental. Existem jeitos certos de pegar na direção quando se está guiando em linha reta ou na hora de fazer uma curva. As posições recomendadas levam em consideração o conforto, desgaste físico e principalmente a segurança.
Em primeiro lugar esqueça aquele vício de dirigir com uma mão constantemente sobre a manopla do câmbio. Braço esquerdo apoiado na janela, nem pensar. A recomendação é para sempre que possível manter as duas mãos no volante, exceto na hora de trocar de marcha, acionar a alavanca da seta ou outros equipamentos.
Outra dica é a distância entre as mãos. Para fazer certo, imagine que o volante é um relógio e segure-o como se os ponteiros estivessem marcando nove horas e 15 minutos. Desta forma, os braços ficam posicionados confortavelmente e ainda se consegue visualizar melhor o painel de instrumentos.
Há também uma orientação especial para a hora de fazer as curvas. Nunca esterce o volante segurando-o por dentro. Isso pode reduzir a agilidade no momento de fazer uma manobra rápida, como em caso de ter que desviar de um outro veículo ou pedestre.
Fonte: CarSale