Economizar no consumo de combustível é uma questão que traz não só benefícios econômicos, mas, também, ambientais, gerando melhoria da qualidade de vida. Para otimizar o uso deste recurso não é preciso fazer mudanças no automóvel, apenas conhecer bem a sua rotina e mudar alguns hábitos.
Por exemplo, acelerar e frear bruscamente, além de ser um perigo para o condutor, é uma prática que não contribui para a economia de combustível. O correto é acelerar gradativamente e frear com calma, o que exige maior atenção do motorista.
Em 1991, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) para promover o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil. Por meio deste programa, lançou uma cartilha que dá dicas de economia de combustível para os condutores.
Entre as orientações estão o planejamento do itinerário, que ajuda a evitar vias congestionadas e voltas desnecessárias, e também manter o motor do carro sempre regulado. Confira mais algumas dicas:
- Mantenha sempre os pneus calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o nível de combustível;
- Verifique sempre os cabos, velas e demais componentes do sistema de ignição, mantendo-os em boas condições. Uma boa ignição melhora o desempenho do veículo e ajuda a poupar combustível;
- Não carregue peso desnecessário, nem sobrecarregue o carro. Isso força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.
- Verifique periodicamente os freios. Eles podem estar presos e, consequentemente, você estará desperdiçando combustível. É também uma questão de segurança.
Fonte: Equipe DPVAT