Já é senso comum que usar a bicicleta como meio de transporte traz inúmeros benefícios, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Na Holanda, alguns pesquisadores elevaram a preocupação com a sustentabilidade a outro patamar: foi inaugurada no país a primeira ciclovia do mundo que capta luz solar e transforma em energia elétrica.
Por meio de uma parceria público-privada desenvolvida pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) com a empresa de tecnologia Imtech, o projeto começou a ser realizado em novembro de 2014 e já superou as expectativas dos criadores.
Com sete quilômetros de extensão e conhecida como SolaRoad, a ciclovia é feita de uma base de concreto coberta por uma camada de células solares de silício. De acordo com reportagem da revista Exame, nos primeiros seis meses de testes, a estrada já gerou mais de 3.000 kWh, o suficiente para abastecer uma casa com eletricidade durante um ano.
Projetos como esse colocam em evidência como ainda podemos avançar muito na proteção ao meio ambiente, aliando mobilidade urbana, segurança e sustentabilidade. No dia 5 de junho, sexta-feira, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aproveite para refletir sobre o que você está fazendo para ajudar o planeta, seja em casa, no trabalho ou no trânsito.
Fonte: Equipe DPVAT