dicas rmc
para um
bom trânsito

Celular e maquiagem: distrações perigosas no trânsito

Conduzir um veículo exige a máxima atenção do motorista. Qualquer distração diminui o tempo de resposta aos imprevistos, aumentando as chances de acidente. Hoje, um dos principais motivos de falta de atenção nas ruas é o celular. Ainda que haja muita propaganda alertando para os riscos do uso do aparelho ao volante, muitos condutores ainda cometem essa infração.

Somente em São Paulo, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o número de multas aplicadas por causa do uso do aparelho teve um aumento de 2,7% entre 2013 e 2014, quando foram cometidas 382.803 infrações. Falar ao celular, mesmo pelo fone ou viva voz, é considerada uma infração média, com multa de R$ 85,13 e o motorista leva 5 pontos na carteira de habilitação. Um estudo do NHTSA ldquo;departamento de Trânsito dos Estados Unidosldquo; revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente, ou seja, é tão perigoso quanto beber antes de dirigir.

Um outro tipo de distração, mais comum para as mulheres, é a maquiagem. O ideal é que o veículo esteja estacionado para que a condutora possa retocar a maquiagem ou o cabelo. O espelho do para-sol só deve ser usado quando o veículo estiver parado. Mesmo que pareça simples, tirar os olhos da via por alguns segundos pode ser determinante para causar um acidente.

Dirija com atenção! Caso precise atender ao celular ou retocar a maquiagem, estacione o veículo em um local seguro e garanta a sua segurança e de todos os que compartilham as ruas com você.

Fonte: Equipe DPVAT





Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.