dicas rmc
para um
bom trânsito

10 dicas para manter o carro sempre novo

Como todas as máquinas, o carro é um equipamento que exige cuidados para "viver" por mais tempo. Medidas simples e preventivas podem alongar a vida útil da sua "viatura", e não estamos falando só da carcaça, é preciso ficar de olho na forma de condução e nos cuidados básicos, que se feitos em dia, podem valorizar o automóvel na venda, além de garantir economia e segurança ao proprietário.

Confira 10 dicas que prolongam a vida do possante do motor à pintura:

01- Manter os pneus sempre calibrados: Segundo pesquisa encomendada pela Michelin, 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.

02- Verificar sempre o nível do fluído do radiador: O radiador  resfria o motor do carro fazendo circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluido fica no nível baixo, fazendo o motor superaquecer e causando danos potencias no veículo.

03- Verificar o nível de óleo: É recomendado verificar o nível de óleo antes de fazer o veículo funcionar pela primeira vez no dia. O óleo serve para lubrificar, limpar, proteger e ainda ajuda na refrigeração do motor. Se estiver muito velho ou abaixo do nível ideal, o funcionamento do carro fica prejudicado e a vida útil da  máquina diminui. Faça isso a cada duas semanas.

04- Abastecer sempre em postos de confiança: Este item é mais que óbvio! Gasolina adulterada prejudica o veículo por inteiro. 

05- Cuidado para não perder a garantia: Fique de olho no prazo da garantia, é sempre melhor para o automóvel ter as peças originais de fábrica.

06- Conferir parte elétrica:  Com o impulso dos avanços tecnológicos, 90% do funcionamento do carro está relacionado a parte elétrica. Falha na buzina, nas luzes e no trio elétrico mostram que algo está desconectado. Fique atento aos mínimos sinais e verifique sempre a parte elétrica para não ter supresa em trajetos curtos e estradas. 

07- Cuidado com a lavagem do carro: Alguns tipos, como lavagem a seco com esfregões enormes, podem prejudicar a pintura e até a lataria do carro.

08- Conduzir com precaução: Seu carro não é um super herói. Cuidado na condução evita prejuízos a curto prazo, como pisar bruscamente na embreagem, passar de lado nas lombadas, fazer esforço no volante durante as curvas, arrancar em subidas gastando pneus etc. Cautela em todos os movimentos. 

09- Cautela na hora de estacionar: Estacionar com as rodas viradas pode prejudicar o braço da suspensão.

10- Fique e olho nos ruídos da suspensão: A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo. Ela absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também mantem as quatro rodas no chão para auxiliar no desempenho do automóvel. É importante fazer alinhamento uma vez por mês e ficar atento aos barulhos estranhos do carro para evitar prejuízos maiores lá na frente.

Fonte: www.areah.com.br

Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.