dicas rmc
para um
bom trânsito

Saiba como lavar o carro a seco

A crise hídrica na região sudeste do País levou a Câmara de São Paulo a aprovar um projeto que prevê a multa de R$ 250 para quem for flagrado por mais de uma vez lavando carros ou calçada com água tratada. Para quem leva o automóvel ao lava rápido, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, alerta que uma lavagem rápida pode representar o desperdício de até 560 litros de água. Restou aos motorista buscar novas fórmulas para não ficar com o veículo sujo por meses em suas garagens. Neste caso, a lavagem a seco foi a melhor opção restante. 
A operação pode ser feita em casa e só requer um pouco de paciência, além de muitos panos de microfibras, indicados para esse tipo de limpeza. O processo deve começar sempre pelo teto, passando pelo capô e, por último, lateral e partes baixas da lataria. Nesses locais, o indicado é utilizar um pouco mais da mistura no tecido para retirar o ’grosso’ da sujeira.
Basta aplicar o produto no pano e fazer movimentos circulares na lataria. Antes que seque, outro pano limpo é usado para remover o produto. Antes de a limpeza começar, o automóvel deve estar na sombra e a lataria fria. A solução pode ser utilizada em todos os tipos de cores e veículos cuja pintura tenha verniz e esteja em bom estado de conservação.
Há diversos sites que vendem produtos para limpeza a seco. A dica antes de comprar é verificar se possuem certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso contrário, podem causar danos não só à lataria do carro, mas também à saúde de quem os aplica. É possível remover qualquer tipo de sujeira com a lavagem a seco, mas em carros com muito barro, que voltaram de um rali, por exemplo, a recomendação é levar para algum lava-rápido que tenha elevador para que o chassi seja lavado.

Entenda o passo a passo para a lavagem a seco em casa:
1- Depois de comprar um kit de limpeza a seco, certifique-se que o carro está à sombra e com a lataria fria.
2- Agite bem o produto antes de usar e durante a aplicação.
3- Utilize um pano de microfibra para aplicar o produto na lataria e outros dois (ou mais, dependendo do tamanho do automóvel) para remover a solução.
4- Dobre um dos panos de microfibra por duas vezes de forma a obter oito faces de limpeza. Mude a face e desdobre sempre que estiver muito sujo.
5- Aplique o produto no pano de microfibra - não direto na lataria. Com movimentos circulares, limpe as partes desejadas e, antes de secar, remova-o com o outro pano de microfibra, limpo e seco. 
6- Limpe pequenas áreas de cada vez. Limpe o veículo sempre de cima para baixo. 
7- Caso o produto seque na lataria, aplique novamente o produto e repita o processo.
8- Ao final, utilize outro pano para dar brilho e acabamento.  

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro


Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.