dicas rmc
para um
bom trânsito

Por que a fadiga e o micro sono são tão perigosos ao volante

Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Em média, precisamos dormir de sete a oito horas por noite para que o nosso organismo se recupere de um dia de atividades. Se isso não acontece, ficamos com a sensação de cansaço e comprometemos nossa atenção, concentração e percepção, o que caracteriza uma condição insegura para quem precisa dirigir. Além disso, ficamos mais suscetíveis ao fenômeno do micro sono, o adormecimento que pode durar de uma fração de segundo até 3 a 14 segundos. Ele pode ocorrer a qualquer momento com o condutor, sem sintoma prévio. Pode parecer inofensivo ficar rapidamente com os olhos fechados, mas caso ocorra uma situação inesperada, esse tempo pode ser fundamental para evitar um acidente.

Quando o motorista cochila ao volante percorre dezenas de metros sem nenhuma reação e, no caso de acidente, vai colidir ou sair da pista em alta velocidade, sem nenhuma redução como normalmente ocorre quando pisamos no freio. Por isso são os acidentes mais graves. Quem está sob efeito de álcool costuma reagir, mas quem cochila não tem nenhuma ação, simplesmente sofre o acidente. Por isso precisamos dirigir descansados e nunca tentar vencer o sono. No caso de viagens, as pessoas se preocupam com o veículo, documentação, trajeto, mas costumam esquecer se o motorista está descansado. Afirma Rodolfo, que recomenda um descanso de pelo menos 20 minutos a cada duas horas de direção. Isso vale para qualquer motorista e não adianta tentar vencer o cansaço. Sentiu sono pare imediatamente. Afinal, quem cochila ao volante é forte candidato ao sono eterno antecipado.

De acordo com artigo pulicado pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), 42% dos acidentes são causados pelo sono e 18% pela fadiga. Se for pegar a estrada, o ideal é que, sempre que estiver cansado, o motorista pare e descanse o tempo que for necessário. Além disso, não deve utilizar medicamentos que prometem inibir o sono, pois, em um primeiro momento, ele pode fazer efeito, mas depois trará uma enorme sensação de cansaço.

De olho vivo, se estiver cansado não dirija!

Fonte: Equipe DPVAT

Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.